Editorial Intervenção
Prezados (as) Profissionais das Técnicas Radiológicas
Primeiramente pedimos desculpa pela demora na divulgação deste Editorial, no entanto, não queríamos apenas divulgar fotos de tomadas e fios em uma sede alugada, mas sim relatar o caos deixado pelos diretores exonerados, causando atraso na organização interna e, como consequência, o bom andamento de serviços que deveriam ser prestados na sua totalidade.
Ao sermos nomeados Diretores Interventores do 2º maior Conselho Regional do Brasil assumimos o compromisso de não apenas gerir a autarquia, mas também, atender cada um dos mais de 30.000 profissionais inscritos carentes de esclarecimento, de informação.
Prezando pela transparência com todos profissionais, esclarecemos que apesar de sermos nomeados no dia 20/06/2022, iniciamos a gestão somente no dia 30/06/2022, pois a diretoria exonerada impediu nossa entrada.
A ausência de um sistema de gestão por quase 8 (oito) meses, que atendesse todas as demandas do conselho trouxe impacto direto na vida do profissional, já que os mesmos deixaram de ter serviços básicos a sua disposição, como por exemplo, a impressão de certidão direto pela internet, ausência do agendamento do atendimento presencial, a impossibilidade da opção de parcelamento das anuidades via site do CRTR, bem como prejuízos financeiros e administrativo como será descrito a seguir.
- Administrativo
Cerca de 1.380 novos inscritos não lançados no sistema;
Cerca de 140 reativações não lançadas no sistema;
Cerca de 400 cancelamentos não lançados no sistema;
Cerca de 5.000 procedimentos administrativos de cobrança abertos, não anexados aos processos de inscrição, conforme exigido pela Resolução CONTER nº 03/2022;
Cerca de 7.000 pagamentos realizados que precisam ser identificados um por um, para que seja dado baixa no pagamento, evitando que o profissional seja erradamente cobrado por inadimplência, mas ainda assim com risco de inconsistência nos dados;
Certidões de regularidade emitidas com período de validade curto, devido à ausência do sistema;
Impossibilidade de verificação da validade das certidões de regularidade e trabalho
emitidas no ano de 2021, devido a ausência de sistema;
Atraso na entrega das novas credenciais, uma vez que, a empresa responsável pela confecção das mesmas (contratada pelo CONTER) depende do sistema de gestão do conselho, ausente por quase 8 meses.
- Financeiro
Contabilidade atrasada desde agosto/2021;
Não realização dos lançamentos contábeis do exercício 2022;
Inconsistências contábeis dos meses de abril, maio, junho e julho/2021, sendo necessário refazer toda contabilidade;
Não realização da prestação de contas do exercício 2021;
Pagamento de juros e multa, exercício 2021, em apuração;
Portaria de pagamento em desacordo com a Resolução CONTER nº 23/2021;
Baixa arrecadação, a pior dos últimos 5 anos;
Pagamento da anuidade 2022 (realizada via PIX, transferência ou depósito identificado) sendo controlada por meio de planilhas manuais, podendo gerar inconsistências.
Além dos itens listados acima constatou-se:
Extintores de validade vencido;
Não utilização da sede localizada na Cinelândia;
Contratação irregular de funcionário, uma vez que o concurso público para o quadro de funcionários do CRTR se encontra até hoje vigente;
Fechamento das Delegacias de Campos dos Goytacazes e Volta Redonda, o que acarretou em processo de inscrição sem conferência de documentos, o que está em desacordo com Resolução CONTER, além do fechamento ter acontecido sem um estudo sobre o impacto no atendimento aos profissionais;
Fechamento da sede – Autarquia Pública- por dois dias (22 e 23/06/2022) impedindo qualquer pessoa de adentrar na mesma, exceto os diretores exonerados;
Site desatualizado.
Apesar de todos os contratempos, esta diretoria tem se empenhado para que os serviços voltem a ser prestados em sua totalidade, prestando esclarecimentos e atendimento em grupos de whatsapp e nas redes sociais, em conjunto com as Coordenações e Comissões. Já contratamos e estamos em fase de implementação do novo sistema de gestão, e no momento, já é possível o parcelamento da anuidade do ano de 2022 através do site. O primeiro avanço dentro de tudo que encontramos.
Essas e outras funcionalidades, como até mesmo a utilização de um aplicativo para emissão de certidões, boletos e consultas, esperamos em breve estar na palma da mão dos nossos profissionais.
Não poderíamos deixar de citar os funcionários que têm realizado o trabalho com afinco, dedicação, contribuindo para o atendimento dos profissionais, bem como colocar em dia os serviços pendentes.
Luciene Marinho