CONSELHO REGIONAL DE TÉCNICOS EM RADIOLOGIA DO RIO DE JANEIRO

NOTÍCIAS

Notícias do CRTR4RJ

ELEIÇÕES UNIFICADAS PARA O SISTEMA CONTER/CRTRs – QUADRIÊNIO 2024-2027

Entre os dia 25 e 27/07/2023 os profissionais das técnicas radiológicas poderão escolher seus representantes para o Conselho Regional do RJ (CRTR4/RJ)  e para o Conselho Nacional (CONTER) de Técnicos e Tecnólogos em Radiologia. Com base no Regimento Eleitoral e Instruções Normativas nº 001/2022 e 001/2023, de forma transparente, a Diretoria Interventora  apresenta esclarecimentos sobre o pleito eleitoral para os profissionais das técnicas radiológicas. Confira!

1. Quem pode votar?

O voto é pessoal, direto e obrigatório para todos os inscritos, salvo auxiliar em radiologia e operador de operador de radiografia industrial, para esses o voto é facultativo.

2. Quem pode se candidatar?

Qualquer profissional registrado no sistema CONTER/CRTRs, salvo auxiliar em radiologia e operador em radiografia industrial.

3. Como posso requerer a certidão para fins eleitorais.

O profissional deverá solicitar através do e-mail secretaria@crtrrj.gov.br, informando nome completo, nº do registro e CPF.

4. Como deve ser composta a chapa?

A inscrição ocorrerá unicamente por meio de chapa, devendo ser composta por 18  profissionais  (sendo 9 efetivos e 9 suplentes)  que concorrerão para o CRTR4/RJ, 02  que concorrerão para o CONTER  (1 efetivo e 1 suplente) totalizando 20 profissionais por chapa.  A chapa deverá reservar o mínimo de 30% das vagas para mulheres.

5. Como deve ser realizada a inscrição?

O representante da chapa deverá enviar toda documentação que consta no art. 50, do Regimento Eleitoral, via e-mail ou plataforma web.

6. Qual é o período para inscrição das chapas?

Teve início no dia 13/03/2023 e se estenderá até 26/04/2023.

7. Como deverei  votar?

Os eleitores receberão através do e-mail,  ou telefone constante no cadastro, token para cadastro e habilitação com até 5 dias de antecedência ao pleito eleitoral.  Importante salientar que profissional com pendência impeditiva no exercício não receberá o token.

8. O que é pendência impeditiva? Como regularizar?

A pendência impeditiva pode ser por:

• Cadastro completo ou irregular: realize a atualização cadastral através da ÁREA DO PROFISSIONAL, acessando a aba CADASTRO;

• Inadimplência: envie solicitação para o e-mail para cobrança@crtrrj.gov.br ou  para o whastapp;

• Inatividade: realize agendamento e faça a reativação do seu registro.

9. Para votar, sou obrigado a regularizar a pendência impeditiva?

Sim. A regularização é exclusiva do profissional que deverá verificar sua aptidão na primeira listagem a ser divulgada no site do CONTER, em tempo hábil para que se regularize junto ao CRTR4/RJ.
A inobservância exime o sistema CONTER/CRTRs por qualquer responsabilidade pela inconsistência nos dados dos profissionais.

O prazo para regularização é de até 10 dias antes da data fixada para votação (25/07/2023). Superada a pendência conseguirá habilitar-se para votação e o nome do profissional será divulgado na última listagem.

Através dos links abaixo, o profissional terá maiores esclarecimentos:
https://votaradiologia.org.br/
https://conter.gov.br/site/eleicao/48

Compartilhe