Conselho faz balanço dos primeiros 365 da Diretoria Interventora, avaliando os problemas enfrentados e as iniciativas para repor a entidade no rumo correto novamente
Há um ano, em plena pandemia, cujo cenário já era complexo para toda a sociedade, o Conselho Regional do Rio se deparava também com uma situação delicada e complexa, na qual a Intervenção foi a saída encontrada na tentativa de colocar as coisas em ordem e trazer o Conselho novamente para a rota do crescimento, no intuito de solidificar cada vez mais a essência de sua existência, qual seja fiscalizar e garantir o bom exercício da profissão dos técnico e tecnólogos em radiologia em todo o Estado do Rio de Janeiro. Agora, é hora de avaliar tudo o que foi feito no período e o que ainda há por vir.
Ao assumir o desafio, a Diretoria Interventora priorizou elevar, gradativamente, a gestão do Conselho para um outro patamar, do qual a profissionalização dos setores, a otimização dos processos, a ética, o compliance e a total lisura em suas relações comerciais foram priorizadas, sendo um compromisso respeitar seus colaboradores, parceiros, profissionais e sociedade em geral, exigindo, assim, a recíproca deste comportamento.
Nessa direção, uma das primeiras providências foi a aproximação junto ao Conter, tendo apoio e orientações para trazer transparência a administração pública. Ainda neste contexto, foi feito acordo de Cooperação com o Conselho Regional de São Paulo (5ª Região), o maior do sistema, visando a melhoria e o desenvolvimento da Categoria.
Com a manga arregaçada e fazendo uma verdadeira imersão na administração do Conselho, a Diretoria Interventora foi tomando conhecimento da real situação em que se encontrava a Sede do Regional Rio de Janeiro, o que foi explicitado através de um editorial publicado no site do CRTR-RJ. A partir daí, conduziu com toda a transparência a mudança de endereço para o 17° andar promovendo assim uma economia significativa para os cofres da entidade.
Ao longo do ano, a Corefi e Cored passou por reformulações, onde foram potencializadas as atuações dos Fiscais, com aumento significativo de fiscalizações tanto em unidades da rede pública quanto privada em todo o Estado. Para isso, acompanhou os Fiscais em diversas oportunidades, sendo a mais emblemática a Denúncia no Município de Volta Redonda, mostrando o apoio no exercício legal da profissão. Foram mais de 40 denúncias de infração sanitária apresentadas em 17 municípios diferentes do Estado. Ao todo, o CRTR esteve presente em 91 municípios, fiscalizando 1078 instituições, com quase 5 mil profissionais impactados. No total, foram expedidas mais de 1.300 notificações, entre pessoas físicas e jurídicas.
Ainda na parte de fiscalização, a Diretoria interventora enviou ofício à Fundação saúde, OSS Mahatma Gandhi e MedX para reunir informações sobre denúncias enviadas ao CRTR-RJ e aos veículos de jornalismo. As denúncias apontaram para um suposto ataque às leis trabalhistas e um descaso grave com os profissionais das técnicas radiológicas, como falta de dosímetros e falta de laudo radiométrico de salas. Isto significa que o Conselho estava no lugar certo, atuando positivamente em prol da categoria.
Respeitando o isolamento social em parte deste período, a Cored promoveu Lives e contatou inúmeras instituições de ensino para estruturar e da maior robustez ao Projeto CRTR na educação. Recentemente, o Presidente Interventor do Conselho Regional de Técnicos em Radiologia do Rio de Janeiro (CRTR4), Fabricio de Oliveira, se reuniu com os coordenadores Fabiano Ladislau e Rafael Sciammarella, da CORED e da COREFI, respectivamente, para definirem o planejamento de eventos e cursos na área de educação, visando fomentar o compartilhamento de conhecimento com os profissionais de todo o Estado.
Outras iniciativas
A Diretoria interventora também se reuniu com o Sindicato dos Servidores Municipais de Araruama para dar Apoio aos Profissionais locais.
Também optou por NÃO aumentar a Anuidade de 2022 por conta da pandemia do Covid-19. E ainda deu suporte a Comissão Eleitoral para conduzir o Pleito Eleitoral para os períodos de 2022-2026.
A Diretoria Interventora Fechou as delegacias em Volta Redonda e Campos dos Goytacazes por irregularidades. Sendo assim, ao criar as delegacias Virtuais, que não só tem dado certo, mas também gerado uma economia em torno de R$ 8 mil por mês. Este recurso está sendo revestido para outras necessidades, como material de suporte aos funcionários, além de ações do Cored e Corefi.
A Diretoria Interventora concluiu novo processo de licitação de novo número de telefone para o atendimento dos profissionais e população em geral. Além disso, fez o mesmo para o fornecedor de internet e está regularizando o sistema para melhor atender os profissionais de todo o estado que voltarão a ter autonomia para resolverem diversas questões na página do CRTR na Internet.
Representatividade política
No intuito de colaborar com o Conter na luta pela aprovação do Projeto de Lei (PL) nº 3.661/2012, que moderniza a Radiologia e promove a tão esperada regulamentação da profissão de tecnólogo em Radiologia, a Diretoria Interventora se articulou politicamente, se aproximando do legislativo carioca, através do Vereador Felipe Michel (PP) e, no nível federal, do Deputado Federal Dr. Luizinho (PP).
Já foram inúmeras reuniões das quais o presidente Interventor Fabricio de Oliveira Silva e o Diretor Interventor Ewerton Artur Ferreira dos Santos participaram, alcançando conquistas significativas, como solicitar que o deputado requeresse a relatoria do projeto na Câmara dos Deputados, em Brasília, o que foi conseguido recentemente. Com isso, os diretores interventrores sensibilizaram o Dr. Luizinho, que se comprometeu em avançar com a tramitação do PL que, há 10 anos, “patina” na Câmara dos Deputados.
Para reforçar a visibilidade de todas essas ações, a Diretoria Interventora está fomentando a comunicação da entidade, tanto para o público interno e profissionais da contabilidade, quanto para a população em geral, como a publicação de um artigo assinado pelo Presidente Interventor, Fabricio de Oliveira, num dos jornais de maior circulação do Rio de Janeiro, abordando a necessidade de avanço na legislação que regulamenta a Radiologia em todo o país.
Enfim, foram inúmeras as ações e há ainda muito trabalho a ser realizado. E a atual diretoria renova o seu compromisso de respeito a governança da entidade, mantendo a observância dos preceitos normativos e legais que regem o Conselho, buscando o fortalecimento de toda a categoria de profissionais em radiologia do Estado do Rio de Janeiro e Brasil como um todo.
Diretoria Interventora