CONSELHO REGIONAL DE TÉCNICOS EM RADIOLOGIA DO RIO DE JANEIRO

NOTÍCIAS

Notícias do CRTR4RJ

CRTR-RJ pede explicações à Prefeitura de Belford Roxo sobre falta de pagamento de insalubridade

O CRTR-RJ enviou ofício para a Prefeitura de Belford Roxo com o objetivo de apurar suposta ilegalidade recebida pelo Conselho por e-mail. denunciando ausência de pagamento de adicional de insalubridade no percentual de 40% e ausência de fornecimento de dosímetro aos profissionais das técnicas radiológicas que trabalham nas unidades hospitalares do Município da Baixada Fluminense.

De acordo com o Diretor Secretário, Fabiano Ladislau, o intuito inicial é ouvir da Prefeitura explicações e justificativas sobre o caso, obviamente, constatando a sua veracidade. Segundo ele, caso os profissionais realmente não estejam recebendo o adicional de insalubridade previsto, o município está infringindo a lei 7.394/85, que regula o exercício da profissão dos técnicos em radiologia, sendo uma espécie de segurança para os profissionais desse setor. “Esses profissionais ficam expostos à radiação e é indiscutível o seu direito ao adicional de insalubridade”, explica.

Fabiano diz que as denúncias apontam também a falta de dosímetro para os profissionais. “Como disse, esses profissionais estão em constante contato com radiações ionizantes e podem ficar expostos a certos riscos, já que tal energia é capaz de modificar células e estruturas do corpo. A necessidade de controlar os níveis dessa energia para proteger os trabalhadores se dá com o uso de dosímetro pessoal para raios X. Isso também é inquestionável e os relatos que nos chegaram foi que os profissionais do município nunca trabalharam com o dosímetro, o que se apresenta como uma situação extremamente inaceitável e preocupante, pois o que está em “jogo” é saúde e integridade física dos profissionais”, alerta, acrescentando que de acordo com o posicionamento da Prefeitura, o caso será encaminhado para os órgãos competentes.

Mais informações: Contextual Comunicação – Assessoria de Imprensa
Alan Pereira – (21) 99804-3299 – alan@contextualcomunicacao.com.br
Bruno Mota  – (21) 9 8607-0799 – bruno@contextualcomunicacao.com.br
Gabriel Maia – (21) 9 9442-8587 – diana@contextualcomunicacao.com.br

Compartilhe