O Conselho Regional de Técnicos em Radiologia do Rio de Janeiro (CTR-RJ) enviou ofício ao Hospital Nursing Care, na Cidade de Campos dos Goytacazes, notificando a unidade e pedindo explicações por descumprimento das normas sanitárias, fruto de denúncias que chegou ao Conselho e que serão acompanhadas minuciosamente. O CRTRRJ também já acionou o Ministério do Trabalho e Emprego, o Ministério Público do Trabalho e a Vigilância Sanitária para que sejam verificadas as reais condições do local.
Assinado pelo presidente Fabricio Oliveira, respaldado pelo seu corpo jurídico, a notificação visa, se comprovadas, reparar tais irregularidades que ferem os direitos trabalhistas dos profissionais das técnicas radiológicas que atuam na unidade. “Nosso procedimento segue sempre esse modus operandi, ou seja, recebemos as denúncias e temos toda a cautela de, através das nossas equipes de fiscalização, apurar a veracidade das mesmas. Diante delas, nosso departamento jurídico estuda as medidas cabíveis em cada caso, verificando quais órgãos devem ser acionados. Esse é o nosso papel fiscalizador, sempre atento às garantias dos direitos de cada profissional para o exercício adequado da profissão”, afirma Fabricio.
Segundo o presidente, no caso dessa unidade de Campos, as denúncias é que os profissionais estão trabalhando sem a utilização dos equipamentos individuais de segurança. Além disso, foi relatado que o aparelho de raio X é portátil, sendo utilizado em quarto comum, realizando exames ambulatoriais em pacientes deitados em leito inapropriado. O centro cirúrgico começou a funcionar sem capote e protetor de tireoide e a sala de tomografia funciona com exame contrastado sem preparação alguma para os casos de emergência de reação alérgica. “São muitas as irregularidades, o que é inadmissível. De imediato fizemos o ofício para ouvi-los e acompanharemos o caso de perto”, afirma o presidente, acrescentando que foi denunciado que os profissionais do local também trabalham sem monitoramento do dosímetro, o que fere a Portaria da ANVISA, que prevê as diretrizes de proteção radiológica, dentre elas a obrigação de fornecer aos profissionais das técnicas radiológicas os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), principalmente, o dosímetro, que é o dispositivo responsável por medir a dose de radiação no profissional exposto.
Como órgão fiscalizador, CRTR-RJ repudia toda e qualquer irregularidade no exercício da profissão dos técnicos em radiologia, apurando todas as denúncias e as encaminhando aos órgãos competentes.
Mais informações: Contextual Comunicação – Assessoria de Imprensa
Alan Pereira – (21) 99804-3299 – alan@contextualcomunicacao.com.br
Bruno Mota – (21) 9 8607-0799 – bruno@contextualcomunicacao.com.br
Gabriel Maia – (21) 9 9442-8587 – diana@contextualcomunicacao.com.br