CONSELHO REGIONAL DE TÉCNICOS EM RADIOLOGIA DO RIO DE JANEIRO

NOTÍCIAS

Notícias do CRTR4RJ

CRTR-RJ notifica Prefeitura de Saquarema e denuncia irregularidades em hospitais do município

Parece notícia repetida, mas não é. O Conselho Regional de Técnicos em Radiologia da 4ª Região (CRTR-RJ) enviou ofício à Prefeitura de Saquarema, à Secretaria Municipal de Saúde e à Vigilância Sanitária do município, relatando graves denúncias envolvendo as condições de trabalho dos profissionais das técnicas radiológicas nas unidades de saúde locais.

De acordo com o Diretor Secretário do CRTR-RJ, Fabiano Ladislau, as denúncias dizem respeito ao não cumprimento do piso salarial estadual da categoria, à ausência de área adequada de descanso nos hospitais e à contratação de profissionais sem vínculo empregatício formal. “Estamos falando de direitos fundamentais para o exercício da profissão. Venho repetido exaustivamente  que é inadmissível que um técnico em radiologia receba abaixo do piso estabelecido por lei e, ainda por cima, sem condições mínimas de descanso ou sequer ter um contrato formal de trabalho”, afirma o diretor, destacando o crescimento de denúncias sobre irregularidades similares em vários municípios do estado.

As denúncias atingem o Hospital Municipal Porphírio Nunes de Azevedo e o Hospital Municipal Maria de Nazareth, localizados em Bacaxá. “Em um dos casos, os trabalhadores são obrigados a utilizar uma maca ou uma mesa de densitometria óssea como área de repouso, o que é completamente inadequado e insalubre”, alerta Fabiano.

Ainda segundo o diretor, há relatos de pagamentos inferiores ao piso da categoria, sendo que alguns profissionais recebem apenas R$ 1.600,00, sem qualquer justificativa apresentada pela administração. Através da notificação, o Conselho solicita esclarecimentos no prazo de 10 dias. Caso não haja manifestação por parte das unidades ou autoridades do município, o CRTR-RJ encaminhará o caso ao Ministério Público e demais órgãos competentes. “Nosso papel é fiscalizar e cobrar. Quando constatamos violações, atuamos com firmeza, sempre em defesa da dignidade dos profissionais das técnicas radiológicas”, conclui Fabiano Ladislau.

Mais informações: Contextual Comunicação – Assessoria de Imprensa
Alan Pereira – (21) 99804-3299 – alan@contextualcomunicacao.com.br
Bruno Mota  – (21) 9 8607-0799 – bruno@contextualcomunicacao.com.br
Gabriel Maia – (21) 9 9442-8587 – diana@contextualcomunicacao.com.br

Compartilhe