CONSELHO REGIONAL DE TÉCNICOS EM RADIOLOGIA DO RIO DE JANEIRO

NOTÍCIAS

Notícias do CRTR4RJ

BALANÇO APONTA QUE COREFI TEM O MELHOR RENDIMENTO DA HISTÓRIA NO PROGRESSO DO PROJETO DE FISCALIZAÇÃO DO CRTR4 RJ

Vejam como a otimização e organização das demandas vem influenciando o progresso das nossas fiscalizações e ajudando a atingir marcas históricas. 

Desde o início da gestão do VI corpo de conselheiros do CRTR4 RJ estamos lutando para garantir a sociedade toda segurança e legalidade necessárias na habilitação dos profissionais da nossa categoria, bem como, a garantia desses profissionais para que em seu ambiente de trabalho eles tenham as melhores condições possíveis insalubres e trabalhistas. Já fizemos progresso em várias áreas, a nossa fiscalização vem trabalhando incessantemente para coibir o exercício ilegal da profissão e visitar o máximo possível de locais. Contamos com 4 fiscais, o que é, também, um número recorde para o CRTR4 RJ.

De 2017 até 2019 fizemos o levantamento de alguns dados relevantes que servem de base para o desenvolvimento do nosso trabalho de fiscalização. Nesse período, estendemos de 44 para 79 o número de municípios visitados e para 2020/2021, todos os 92 municípios serão visitados. Em 2017, tínhamos uma taxa de 14,5% de hospitais e clínicas cadastrados e fiscalizados, em 2018 esse número passou para 38,5% chegando a 73,6% em 2019. Essa elevação tão significante beneficia diretamente quase 10 mil profissionais da radiologia e toda a sociedade fluminense que fica mais segura tendo profissionais habilitados nos postos de trabalho.

Durante essas visitas, nossos fiscais avaliam as questões sanitárias e trabalhistas e, quando necessário, repassa para a diretoria denunciar aos órgãos competentes, são realizados também as notificações para adequação às normas. Esse crivo se estende a situação de pessoa física também, não só os estabelecimentos são avaliados. No período avaliado pulou de 93 pra 1461 o número de profissionais que tinham alguma pendência na sua situação para realizar sua função, o número de auto de infração foi de 23 em 2017 para 152 em 2019 indicando que 12,77% dos hospitais e clínicas ainda precisam regularizar suas responsabilidades jurídica. Foram fiscalizadas quase todas as subáreas do Radiodiagnóstico e 100% das especialidades de Radioterapia, Medicina Nuclear. Falta apenas a Radiologia Industrial que iniciaremos este ano.

Esses dados estão no projeto de fiscalização 2020 e são usados como base pela COREFI para as ações que serão realizadas no ano atual. O projeto estabelece todas as metas necessárias para o sucesso do planejamento, veja o nosso projeto de fiscalização no site do conselho. É o CRTR4 RJ trabalhando por você, juntos somos mais fortes.

Compartilhe