
O Instituo Nacional de Câncer – INCA mantém constantemente o alerta à população sobre a importância da doação de sangue. Depois dos hospitais de emergência, o INCA é a unidade pública de maior movimento de pacientes no Rio de Janeiro. Muitos tratamentos dependem de doações de sangue para alcançar o sucesso terapêutico.
Diante desse cenário, o CRTR4 se junta ao órgão e convoca todos os radiologistas a doarem sangue para aumentar o estoque do INCA. O presidente interventor, TNR. Fabricio de Oliveira Fabricio de Oliveira lembra que, segundo o INCA, um único doador pode ajudar até quatro pessoas. “O ato da doação é um ato de amor. Mesmo aqueles que não puderem podem ajudar divulgando ao máximo, pois a necessidade do INCA é constante para que mantenha os estoques abastecidos”, afirma, lembrando que a categoria dos profissionais das técnicas radiológicas reúne um número significativo de pessoas em todo o Estado do Rio e pode fazer a diferença nessa corrente do bem.
Onde doar?
O Banco de sangue do Instituto fica na Praça da Cruz Vermelha, 23 – 2º andar, no Centro do Rio. O horário de funcionamento é das 7h30 às 14h30, de segunda a sexta-feira; e das 8h às 12h aos sábados.
Quem pode doar?
Podem doar pessoa que têm entre 16 e 69 anos, que pesam mais de 50 Kg e estão em boas condições de saúde. Não é necessário jejum, mas é recomendável evitar alimentos gordurosos três horas antes da doação. Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar temporariamente, assim como as grávidas e as mulheres no pós-parto.
Para doar é preciso apresentar documento com foto e os menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.