O CRTR4 enviou ofício à Prefeitura solicitando verificação das discrepâncias salariais constantes no concurso público nº 01/2023, atualizando-os no edital para que a lei estadual seja devidamente cumprida. Além disso, recomendou ajustes das características das vagas de um modo geral.
De acordo com o presidente interventor do CRTR4, TNR. Fabrício de Oliveira, chegou ao Conselho denúncia sobre vagas para Técnicos em Radiologia para o referido concurso e que estas estão em desacordo com a legislação. “Como órgão fiscalizador, ao recebermos a denúncia, automaticamente, notificamos a prefeitura, pedindo mais esclarecimentos e ajustes no teor do edital. A lei deve ser cumprida e estamos aqui para ajudar a prevalecer o direito de todos os profissionais da radiologia”, afirma Fabrício.
Segundo ele, como o exercício das técnicas radiológicas é uma atividade com grau máximo de insalubridade, podendo trazer prejuízos a saúde dos Indivíduos Ocupacionalmente Expostos (IOEs), além dos pacientes que se submetem ao exame, o Conselho não poderia deixar de recomendar tais objeções, fundamentais para ajustar confutas e evitar problemas relacionados à exposição indiscriminada da radiação ionizante. “Constantemente encontramos postos de trabalho que carecem de ajustes e investimentos. Isso é um ponto determinante para o bm exercício da profissão, assim como para a saúde dos profissionais e população em geral”, esclarece.
Fabricio finaliza afirmando que acredita na receptividade da prefeitura para os referidos ajustes e vai além, ou seja, acredita na sensibilidade do prefeito e seus secretários para o fomento de políticas públicas que permitam a valorização de todos os profissionais das técnicas radiológicas. “Trabalhamos sempre na direção de garantir o pleno exercício dos nossos profissionais e, consequentemente, elevando sempre o nível dos serviços públicos de saúde ofertados para a sociedade. Dando entendimento à prefeitura sobre as melhores práticas e garantias, certamente todos sairão ganhando”, conclui.