CONSELHO REGIONAL DE TÉCNICOS EM RADIOLOGIA DO RIO DE JANEIRO

NOTÍCIAS

Notícias do CRTR4RJ

HISTÓRIAS DA RADIOLOGIA. FERNANDO GERBER – CRIADOR DA SIMBOLOGIA QUE REPRESENTA NOSSA CATEGORIA

Em novembro de 2004 foi regulamentada a simbologia da nossa categoria. Para que pudéssemos utilizar esse brasão no peito e ter esse empoderamento, muitos estudos foram feitos, até chegar ao que vimos atualmente em relação a bandeira, cor de beca, material da pedra do anel de formatura, texto para o juramento dos formandos e brasão.
O responsável por toda essa implementação é o TR. Fernando Gerber atual Conselheiro Efetivo do CRTR1 DF e Presidente da Coordenação Regional de Fiscalização – COREFI. Ele que também é ex-presidente do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER). Quando assumiu o cargo de presidente do CONTER em 2002 a principal vertente do seu mandato era a valorização profissional, então foram feitas campanhas com veiculação em massa de outdoors por todo Brasil, inserção em rádios e tvs, e ao fim de seu mandato ele resolveu se dedicar a toda essa parte de identidade visual da categoria.

Enquanto presidente ele percebeu que haviam muitas solicitações dos cursos para saber a cor da beca e para que o texto de juramento fosse unificado, já que até aquele momento cada instituição possuía o seu. Nesse processo foi necessário criar mais que apenas uma logo ou um simples texto de juramento, foi criada uma identidade visual. Primeiro, em parceria com o designer de uma empresa que prestava serviço ao CONTER, foram criados 3 brasões e através de votação 1 deles foi escolhido. Para a cor da beca, o verde foi escolhido por simbolizar saúde, perseverança, naturalidade, limpeza, juventude e natureza, além de estimular momentos de paz, de equilíbrio e de cura, além de ser utilizada por todas as profissões da área da saúde. Para o anel de grau a pedra escolhida foi o Topázio Amarelo, representa prosperidade, sabedoria. Supera traumas e alivia o cansaço mental, além de ativar o intelecto, a comunicação, a concentração, a disciplina, a atenção aos detalhes e a harmonia do todo.

Fernando visitava e participava de inúmeras cerimonias de colação de Grau, e em uma delas, percebeu que o juramento entoado pelos formandos era o que mais representava a profissão, a partir dali, com a autorização da escola, o modelo foi adotado para a categoria.

Todo esse marco na história do sistema CONTER/CRTRs foi regulamentado pela Resolução CONTER nº 12, de 23 de novembro de 2004 e pelo seu Anexo, o qual traz o significado dos símbolos inseridos no brasão, bem como as justificativas para a escolha da cor da faixa da beca e da pedra do anel de grau.
Com toda simbologia definida, faltava a bandeira. Foram criados 2 modelos sendo um para o CONTER e a outro para os CRTRs, diferenciando-se apenas na nomenclatura do respectivo Órgão (CONSELHO NACIONAL DE TÉCNICOS EM RADIOLOGIA e CONSELHO REGIONAL DE TÉCNICOS EM RADIOLOGIA).

Toda essa jornada e história do TR. Fernando Gerber é lembrada por ele com muito orgulho.
“Sempre quando vejo o nosso brasão estampado nos jalecos de nossos profissionais, nos documentos oficiais do Sistema CONTER/CRTRs, em botons, broches, flâmulas chaveiros, certificados, convites de formaturas e em tantos outros locais, sinto-me orgulhoso em saber que a nossa Categoria possui uma identidade própria, digna de uma profissão regulamentada e de grande importância, não só para a área da saúde, mas para a área industrial também. Acredito que, de certa forma, deixei um legado na minha longa jornada dentro do Sistema, encetada no início da década de 1990, no CRTR/6ª Região; passando pelo CONTER e, agora, sendo finalizada no CRTR/1ª Região. Guardo com muito carinho e honra o protótipo de nossa Bandeira, criado em 2004, o qual se encontra na estante de minha casa como um troféu, juntamente com as demais comendas recebidas durante toda a minha jornada profissional como Técnico em Radiologia.” Finalizou.

Compartilhe