CONSELHO REGIONAL DE TÉCNICOS EM RADIOLOGIA DO RIO DE JANEIRO

NOTÍCIAS

Notícias do CRTR4RJ

MINISTRO DA SAÚDE CONCEDE ENTREVISTA ESCLARECENDO PORTARIA Nº 639, DE 31 DE MARÇO DE 2020.

Ministro da saúde Luiz Henrique Mandetta, concedeu entrevista coletiva nesta quinta-feira (02) para esclarecer pontos importantes da portaria nº 639. Mandetta afirmou que não é obrigatória a realização dos cursos e que o cadastro servirá de base para possível convocação dos profissionais para atuação em outros estados.
O ministro disse: “Na Itália, 45% da força de trabalho foi contaminada no início da pandemia. Elas ficam duas semanas para se recuperar para voltar ao trabalho. Você tem a primeira onda, o sistema sofre. Na eventualidade de precisar, o gestor vai se organizar na cidade. Mas, se tivermos situação de gráfico agudo, como Rio, São Paulo, Brasília, Ceará? Se acontecer em vários lugares ao mesmo tempo? O governo está dizendo assim: se for o caso, eu busco, coloco no avião, no hotel e pago”.
O ministro afirmou ainda que a chamada será iniciada por aqueles que têm disponibilidade. “Se você entende que você pode sair da sua cidade e pode atender em outra cidade a qualquer momento. O Ministério da Saúde vai saber através do cadastro que você pode fazer parte de uma força tarefa que vai ajudar “.
Essa possibilidade de o Ministério convocar profissionais, garantindo o pagamento posterior, está prevista na lei 13.979/2020, que trata das medidas a serem adotadas durante a emergência de saúde pública causada pelo novo coronavírus.
O presidente Marcello Carlos vê essa convocação como uma oportunidade de aprendizado para os profissionais “O cadastro do maior número de profissionais da área da saúde é extremamente importante, faço esse pedido a cada um de vocês façam seu cadastro! Agregar os conhecimentos dos cursos que serão oferecidos pelo ministério da saúde de combate ao COVID-19 pode ser um divisor de águas para a diminuição de um dos grandes vilões no contágio dos profissionais da saúde ao redor do mundo que é o manuseio dos EPIs”.

Compartilhe