CONSELHO REGIONAL DE TÉCNICOS EM RADIOLOGIA DO RIO DE JANEIRO

NOTÍCIAS

Notícias do CRTR4RJ

PROFISSIONAIS DAS TÉCNICAS RADIOLÓGICAS NA LINHA DE FRENTE DO DIAGNÓSTICO POR IMAGEM DO CORONAVÍRUS.

O CRTR4 RJ vem informar a importância dos profissionais das técnicas Radiológicas que estão na linha de frente no combate ao coronavírus (COVID-19).

Técnicos e Tecnólogos em radiologia vêm prestando um papel de suma importância nesse período de pandemia. Com a constatação da transmissão comunitária do vírus, se tornou cada vez mais indispensável o diagnostico de COVID-19 por todos os meios disponíveis. E o que se tornou fundamental em todo esse processo foi o diagnóstico por imagem, mais especificamente, O Raio x convencional digital e a tomografia. O que causa estranheza é a falta de veiculação desta informação nos meios de comunicação.
Começamos uma campanha pioneira no sistema CONTER e CRTRs, solicitando fotos dos profissionais das técnicas radiológicas no ambiente de trabalho para que possamos evidenciar a importância da classe e da pessoa e humanizar esses verdadeiros heróis. Estamos, também, com todos os nossos canais digitais abertos e recebendo denúncias dos locais que não estão fornecendo os EPIs necessário para o desenvolvimento do trabalho em segurança, e apesar da alta demanda, as providencias estão sendo tomadas.


Uma pesquisa desenvolvida pelo Colégio Americano de Radiologia (ACR – American College of Radiology) publicada, dia 11 de março de 2020, recomendou o uso de radiografia de tórax e tomografia computadorizada (TC) nos casos suspeitos de infecção pelo coronavírus COVID-19.
Somos profissionais da saúde e temos o dever de ajudar a combater a disseminação desse vírus que vem mudando o cenário mundial. O caráter desta nota é apenas lembrar a todos que nós profissionais das técnicas radiológicas somos parte integrante deste organismo e estamos na linha de frente desta luta.

Juntos somos mais fortes.

Compartilhe