CONSELHO REGIONAL DE TÉCNICOS EM RADIOLOGIA DO RIO DE JANEIRO

NOTÍCIAS

Notícias do CRTR4RJ

A RADIOLOGIA MUDOU A MINHA VIDA

“A radiologia mudou mesmo a minha vida!” Disse Cátia Benevides Técnica e Tecnóloga, Especialista em Mamografia, Professora da Fiocruz, Conselheira efetiva do CRTR4 RJ e presidente da CORED. Sim essa notável profissional das técnicas radiológicas tem um currículo impressionante. E foi com orgulho que ela nos contou sua trajetória desde a cidadezinha com menos de 22 mil habitantes do interior do Rio de Janeiro, São José do Vale do Rio Preto, até os dias atuais.

Cátia iniciou na parte de educação, não se via atuando em qualquer outra área. Até que como ela mesma diz a radiologia a escolheu. Passou um período desempregada, em seguida foi atuar na secretaria de educação de sua cidade e então um colega de trabalho, o Sr. Marcos Machado, a convidou para fazer um curso de radiologia. Relutante, foi conhecer o setor de imagem de um hospital, e de fato constatou que aquela profissão não era pra ela. Após muita insistência do tal amigo de trabalho, Cátia resolveu fazer o curso.

As aulas eram no município de Duque de Caxias, também no Rio, porém, ainda bem distante pra ela, que com 3 filhos pequenos pensou em desistir várias vezes. Só que aos poucos ela se apaixonou. Apesar de trabalhar a semana inteira e ter que se locomover mais de 100km todo sábado para assistir as aulas do curso, ela seguiu em frente. Já no primeiro evento que participou, assistiu uma palestra da professora Fátima Gama sobre mamografia e decidiu que era aquilo que ela queria.
“Foi ali que decidi o que eu queria e tracei meu caminho.” Disse Cátia.

Ainda na condição de aluna, foi convidada a palestrar em um evento da área, onde conheceu o atual Presidente do CRTR4 RJ Marcello Carlos que, coincidentemente, fazia sua primeira palestra também. O tempo foi passando e Cátia se envolveu de tal maneira que desenvolveu estudos para o estado e levantou o número de mulheres com idade pra realizar o exame de mamografia em seu município e os custos de deslocamento pra realização dos exames em cidades vizinhas já que em São José do Vale do Rio Preto não haviam mamógrafos. Com isso foi possível provar que seria viável o município possuir seus próprios mamógrafos. E quem seria a pessoa mais indicada a assumir o posto para a realização desses exames?
“Fiquei muito feliz e começamos a organizar tudo. Seria meu primeiro trabalho na Radiologia e na área em que eu escolhi para mim.”

Mas, uma semana antes de assumir, Cátia sofreu um acidente e passou por 3 grandes cirurgias na coluna. Os Médicos indicavam que as chances de ela voltar a andar eram de 1%. Essa foi mais uma grande batalha vencida!

Enfim, Cátia assumiu seu posto e começou a fazer mamografia e exames contrastados. Chegou a SATR, outra grande responsabilidade, as preocupações só aumentaram local para descanso, dosímetros, blindagem da sala, apoio da equipe e outras coisas.

Seguimos o bate papo e chegamos na parte em que o Presidente Marcello Carlos convidou Cátia para compor sua chapa nas eleições do conselho. Ela não imaginava que um de seus maiores desafios ainda estava por vir. Era pra ela ser suplente, mas, acabou virando efetiva quando o titular saiu para o CONTER. Logo em seguida, como a educação já fazia parte de sua vida, foi convidada a presidir Coordenação Regional de Educação (CORED).

Atualmente como conselheira efetiva do CRTR quarta região, presidente da CORED, professora do curso de especialização em mamografia da Fiocruz, palestrante em vários estados do nosso país, ela tem orgulho de dizer: “Sou técnica e Tecnóloga em radiologia, e é o que realmente eu sou!”

Com toda essa história fantástica e as barreiras vencidas, em uma reunião do conselho com o sindicato, Cátia conheceu seu futuro marido. Nesse momento ela disse: “E como se já não bastasse, a Radiologia vai e me apresenta meu futuro marido. Só a radiologia para me fazer casar.”
Não esconde a felicidade ao falar do trabalho desenvolvido por seus colegas que integram o Sexto corpo de conselheiros do CRTR4 e é veemente ao agradecer a Radiologia: “eu só tenho de agradecer por tantas coisas boas ela me deu.”

“Hoje, ainda sou SATR e trabalho com uma equipe fantástica. Profissionais que me dão muito orgulho. São Dedicados, éticos e buscam sempre o melhor. E na realidade da pandemia, atuando na linha de frente, vejo o quanto a radiologia é importante para toda a equipe multidisciplinar e principalmente para o corpo médico.” Finalizou Cátia Benevides.

#crtrrj #radiologianalinhadefrente #ARadiologiaMudouAMinhaVida #Radiologia

Compartilhe