Aproximação com o poder público é uma das premissas dos Conselhos de classe. Neste contexto, o Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) tem retomado os contatos na esfera pública, buscando maior representatividade para todos os profissionais da Radiologia. Exemplo disso, foi a visita da presidente Cassiana Crispim e do diretor-tesoureiro, Carlos Junior, na última quinta-feira (dia 6), no Senado Federal.
O objetivo foi defender assuntos e projetos de interesse dos profissionais da Radiologia, como questões salariais, regulamentação da profissão de tecnólogo em Radiologia, delimitação do exercício da aplicação das técnicas radiológicas apenas por profissionais devidamente qualificados, segurança no ambiente de trabalho, entre outros.
Atualmente, tramitam no Congresso Nacional diversos projetos de lei que visam promover a valorização e o fortalecimento da categoria e que necessitam do apoio institucional do CONTER. Projetos de leis como o 1509/2022, que dispõe sobre o salário profissional do tecnólogo em radiologia; o 3.661/2012; que propõe a regulamentação do exercício da profissão de técnico e tecnólogo em radiologia e de bacharel em ciências radiológicas; o 1701/2015; que regulamenta o uso obrigatório de dispositivos e acessórios de proteção radiológica; o 7602/ 2006, que regula o exercício da Profissão de Técnico em Radiologia, e o 1.570/ 2005, que trata sobre contratação temporária.
Segundo os diretores do CONTER, a reunião foi positiva e um primeiro passo para a conquista de direitos com o apoio de representantes do poder legislativo.
Para assistir ao vídeo nos canais de comunicação do Conter RJ, acesse:
Instagram: https://www.instagram.com/reel/CuZyfvhgydS/?igshid=YzcxN2Q2NzY0OA==
Facebook: https://fb.watch/lD_sCEmDPo/?mibextid=cr9u03
Youtube: https://youtu.be/bK_xgL3Z5jo