CONSELHO REGIONAL DE TÉCNICOS EM RADIOLOGIA DO RIO DE JANEIRO

NOTÍCIAS

Notícias do CRTR4RJ

CRTR e STARERJ na luta contra irregularidades

Nesta sexta-feira (24/05) a diretoria do CRTR4 se reuniu com diretores do STARERJ – Sindicato dos Técnicos e Auxiliares em Radiologia do Estado do Rio de Janeiro para analisar com o Jurídico o atual cenário das condições de trabalho oferecidas aos profissionais das técnicas radiológicas em muitas unidades do Estado.

Atualmente, são dezenas de denúncias recebidas pelo CRTR-RJ sobre infrações trabalhistas, atreladas ao não pagamento do piso salarial. Na ocasião, também foram analisadas inúmeras denúncias de profissionais que estão atuando como sócios em PJ e recebendo valores cerca de 55% abaixo do piso salarial estabelecido no estado do Rio de Janeiro, através da Lei 7898/2018. Não passaram despercebidas situações dos servidores e empregados públicos (da União, do Estado e Municípios) quanto as questões salariais, ambiente de trabalho e descaso com a saúde do trabalhador.

Foram discutidas ainda as ações de fiscalização do exercício profissional que ficarão a cargo do CRTR da 4ª Região. Questões salariais, proteção do trabalhador, ambiente do trabalho e as ilegalidades em concursos públicos terá o Sindicato à frente, atuando incondicionalmente na defesa dos direitos e interesses da categoria.

A união entre CRTR e STARERJ implicará em ganho substancial para os profissionais das técnicas radiológicas em todo o Estão do Rio de Janeiro, sendo este o compromisso dos atuais gestores de ambas as entidades.

O Diretor secretário Fabiano Ladislau reforça que os profissionais estão sendo lesados por estarem se submetendo a certos contratos sociais, algo que é preciso rever o quanto antes. “O objetivo do encontro foi avaliar minuciosamente cada caso e direcionar esforços para combater essas irregularidades. Juntos estamos avaliando quais medidas a serem tomadas, acionando o Judiciário e os órgãos competentes para reverter esse quadro abusivo”, explica Fabrício de Oliveira, presidente do CRTR4.

O TR. Edvaldo Tavares, Diretor secretário do STARERJ, também reforça que é necessário avaliar cada situação e cada denúncia para buscar mais materialidades sobre possíveis fraudes. Já o Diretor Rafael de Oliveira Campos, Tesoureiro do STARERJ, sinaliza que profissionais das técnicas radiológicas que criam PJ para submeter colegas a trabalhar com rendimentos inferiores a R$1.500, devem rever a conduta de maneira consciente.

O Diretor Tesoureiro do CRTR4, TR. Ewerton Artur, enaltece esse trabalho de união entre STARERJ e CRTRRJ e acredita que a categoria se unirá de maneira histórica para garantir que os direitos trabalhistas e sociais sejam cumpridos.

Compartilhe