CONSELHO REGIONAL DE TÉCNICOS EM RADIOLOGIA DO RIO DE JANEIRO

NOTÍCIAS

Notícias do CRTR4RJ

CRTR4 RJ MOVE MAIS UMA AÇÃO CIVIL PÚBLICA. DESTA VEZ CONTRA O MUNCÍPIO DE NOVA IGUAÇU

No mês do trabalhador, ACP pede melhorias das condições de trabalho para os profissionais que prestam serviço no município

Ao longo de 4 anos de fiscalizações o CRTR4 RJ já havia constatado que o HOSPITAL GERAL DE NOVA IGUAÇU apresentava várias irregularidades no ambiente de trabalho dos profissionais das técnicas radiológicas e a COREFI4 RJ já havia notificado a entidade para que se adequasse as normas.

São violações das normas de piso salarial, higiene, saúde e segurança do trabalho abdicando a categoria, por exemplo, equipamentos de proteção individuais (EPIs), dosímetro e adicional de insalubridade.

A ACP tem o objetivo de reparar esses danos causados aos profissionais das técnicas radiológicas e resolver todas essas questões que prejudicam, não só o profissional, mas também os usuários dos serviços oferecidos na unidade.

“Com o enfraquecimento da força sindical, o ajuizamento de ações civis públicas pelo departamento jurídico do CRTR4 RJ, tornou-se um meio eficaz de resgatar a dignidade da profissão e assegurar todos os direitos conferidos pela lei 7.394/83.” Comentou a Dra. Letícia Moreira chefe do departamento jurídico do CRTR4 RJ

Dentre os pedidos feitos na ACP estão a adequação do piso salarial da categoria conforme a Lei nº 7898/2018, o pagamento do adicional de insalubridade, a regularização das diferenças salariais causadas pelo não pagamento do piso salarial e do adicional de insalubridade, a adequação da unidade às normas básicas para um setor de radiologia com o fornecimento de EPI’s e dosímetro e multa diária ao município caso as determinações não sejam atendidas.

Já o Presidente Marcello Carlos afirmou que fortalecer e valorizar a categoria sempre será prioridade para a gestão da atual diretoria e para o VI corpo de conselheiros.

“Exigir boas condições de trabalho e o salário justo é de suma importância para a constante valorização da nossa categoria. E nós não cansaremos de lutar para a melhoria, segurança e o bem estar do profissional das técnicas radiológica.” Finalizou o Presidente Marcello Carlos.

Veja o documento na íntegra clicando AQUI

Compartilhe