CONSELHO REGIONAL DE TÉCNICOS EM RADIOLOGIA DO RIO DE JANEIRO

NOTÍCIAS

Notícias do CRTR4RJ

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Dia internacional da mulher.

Por: Cátia Benevides
Técnica e Tecnóloga em Radiologia. Conselheira efetiva, Presidente da CORED/RJ.

O Dia Internacional da Mulher é celebrado anualmente, no dia 8 de março. A ideia surgiu em 1909, em Nova York, quando houve uma jornada de manifestações pela igualdade dos direitos civis e em favor do voto feminino.
Nos dias atuais podemos dizer que, às vezes, não é fácil ser mulher, mas isso não quer dizer que seja algo ruim. Há quem diga que não temos motivos para comemorar, afinal, estudos mostram que a cada 4 minutos uma mulher é agredida no Brasil. Além disso, ainda hoje, a desigualdade salarial entre homem e mulher é uma realidade, bem como as taxações machistas, entre outras coisas. Ainda assim, temos muitos motivos para comemorar.

O Dia Internacional da Mulher é dia de refletir sobre nossas conquistas, ganhos e vitórias ao longo do tempo. Somos especiais. E muito!

Para começar, posso dizer que contra fatos não há argumentos. Somos responsáveis pela continuação da espécie, é preciso muita força e coragem para gerar um novo ser, uma nova vida, amamentar e cuidar.

Quando falamos de conquistas, foram várias ao longo dos anos. Podemos escolher se queremos ou não ser mães e quando, o direito ao voto e muitos outros diretos civis são exemplos disso.

Somos fortes, corajosas, determinadas, companheiras. Como diz o ditado popular: “somos pau para toda obra”. Falando em ditado popular, vale ressaltar que “as mulheres são sexo frágil, apenas, enquanto as unhas estão secando”. As mulheres levantam cedo para trabalhar, cuidam da saúde, da casa, dos filhos, da família, dos amigos e muitas vezes até de desconhecidos. Muitas delas sustentam a casa e ainda conseguem tempo para ficarem lindas para si! Somos unidas e precisamos ser.

A mulher segura bem as pontas, ri quando quer chorar, consola quando precisa de consolo, ampara quando precisa ser amparada. A era do sexo frágil já passou. Sim meus caros, as mulheres são tipo ninjas. Sabe quando você vai falar alguma coisa com a sua mãe e nem precisa abrir a boca que ela já sabe do que se trata? É o nosso “Treinamento ninja divino”! E quando você oculta alguma coisa da sua esposa ou namorada e ela puxa justamente aquele assunto? Então, “Treinamento ninja divino”! Acredite, não é balela a história de que mulher tem sexto sentido!

Somos muitas, diferentes ou parecidas, temos nossas peculiaridades e fazemos nossas escolhas. E daí se tem mulher que gosta de ser dona de casa? Qual o problema se ela não gosta de maquiagem? Aonde está escrito que o cabelo tem que ser curto ou longo, liso ou cacheado? Por que a mulher tem que amar o rosa e não o azul? Quem disse que com milhões de brinquedos no mundo, as meninas só podem ter bonecas? Nós temos capacidade para jogar qualquer Call of Duty!

E quando falamos da Radiologia, as coisas esquentam ainda mais. A Radiologia é uma área incrível, que tem mulheres incríveis no comando de equipamentos incríveis. Podemos citar alguns exemplos que nos representam, muitas mulheres capazes e que atuam em áreas específicas, fazendo um trabalho excepcional.

Temos, por exemplo, a Luciana Perez atuando na Radioterapia, a Jaqueline Costa no Arco Cirúrgico, a Luciana Gomes na Tomografia Computadorizada, a Graziele Lima na Ressonância Magnética, a Gisele Curtinhas na Hemodinâmica, a Desiree Sena na Medicina Nuclear e a Beatriz Pedersane na Radiologia Industrial, além da Estephane Marques atuando especificamente na Gamagrafia, Priscila Lima, que trabalha embarcada com radiologia Médica. Sem falar nas mulheres que se destacam dentro do sistema CONTER/CRTRs.

São muitas mulheres que fazem a diferença e que atuam na radiologia cumprindo o seu papel de forma impactante e essencial. Áreas em que, há algum tempo atrás só víamos homens trabalhando. Essas e muitas outras, foram à luta e conquistaram seu lugar.

Portanto depois de tudo e de tanto, se alguém te disser: “Mulher, se coloque no seu lugar”, responda: “Meu lugar é onde eu quiser estar”. E acredite, você pode, nós podemos qualquer coisa. Somos aquilo que queremos ser!

FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER!

Compartilhe