CONSELHO REGIONAL DE TÉCNICOS EM RADIOLOGIA DO RIO DE JANEIRO

NOTÍCIAS

Notícias do CRTR4RJ

VOCÊ SABIA QUE O CÂNCER DE MAMA PODE APARECER EM HOMENS?

Não é algo comum, mas, o câncer de mama pode sim atingir indivíduos do sexo masculino.

Apesar de raro o câncer de mama também pode afetar os homens. É comum que os números que ficam na casa de 100 para 1, (A cada 100 casos de câncer de mama em mulheres 1 acomete homens), nem apareçam nas estatísticas oficiais. Fatores de risco como tratamentos de radioterapia no tórax, ingestão de álcool, doenças hepáticas, tratamentos com estrogênios, condições testiculares e obesidade contribuem para o desenvolvimento da doença em indivíduos do sexo masculino. Especialistas afirmam que hábitos saudáveis são essenciais para a diminuição dos fatores de risco.

Campanhas como o Outubro Rosa, que visa a conscientização de mulheres para a necessidade do diagnóstico precoce da doença, não são comuns para homens, dada a raridade. Com isso, esse diagnóstico se dá normalmente de maneira tardia, quando a doença já está em estágio mais avançado. Daí a necessidade do homem também fazer o exame de auto conhecimento, que é o primeiro passo para a detecção de qualquer anormalidade na região da mama. “Não existe argumentação razoável em fazer rotina de rastreamento com os homens, porque é um evento extremamente raro” Explicou o mastologista do Hospital da Mulher, André Dias

Fonte: Bahia Notícias 07/01/2020.

O tratamento nos casos de câncer de mama em homens é basicamente o mesmo dos casos em mulheres, inclui mastectomia (cirurgia de retirada da mama), quimioterapia, radioterapia e hormonioterapia. Mesmo após o processo de tratamento, assim como nas mulheres, o paciente deve continuar fazendo o acompanhamento com os exames clínicos, laboratoriais e de imagem.

Compartilhe