Exame detecta tumor maligno de maior incidência entre as mulheres.
No dia nacional da Mamografia, que é comemorado em 05 de fevereiro, especialistas ressaltam a importância da realização anual do exame, já que muitos tumores mamários não são palpáveis ou dolorosos, daí a necessidade dessas ações preventivas para a detecção precoce, principalmente, em mulheres com idade entre 40 e 60 anos.
“É importante ressaltar a seriedade da realização desse exame. Existe uma necessidade de conscientização do exame mamográfico, que não deve acontecer somente no outubro rosa, mês de conscientização do câncer de mama. O dia da mamografia tem o objetivo de evidenciar o cuidado e amor à vida, buscando a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama em todo o tempo e não apenas num único mês.”, declarou a Presidente da Câmara Técnica de Mamografia do CRTR4 RJ, Juliana Oliveira.
A orientação é para que o exame seja feito após o período menstrual, quando as mamas estão menos sensíveis e inchadas. Mulheres com casos de câncer de mama na família, devem começar o acompanhamento mais cedo, aos 35 anos, já que cerca de 10% dos casos da doença estão associados a fatores hereditários. Nos casos onde não há histórico de doença na família, a recomendação é que seja a partir dos 40 anos.
Informações errôneas e o medo afastam muitas mulheres deste exame, segundo Cátia Benevides presidente da CORED (Coordenação Regional de Educação). “Muitas dúvidas fazem com que as mulheres deixem de fazer seus exames de rotina (anual). É importante ressaltar que a mamografia, se realizada por um especialista, é um exame seguro e o único capaz de identificar com precisão possíveis lesões e garantir o diagnóstico precoce” completa.