CONSELHO REGIONAL DE TÉCNICOS EM RADIOLOGIA DO RIO DE JANEIRO

NOTÍCIAS

Notícias do CRTR4RJ

Apoio de peso ao PL 3661/2012

Diretoria do CRTR4 consegue apoio do Deputado Federal Dr. Luizinho, atual

presidente da Comissão de Seguridade Social e família da Câmara dos Deputados

Nesta segunda-feira (dia 21), o Conselho Regional de Técnicos em Radiologia do Rio de Janeiro (CRTR4) deu mais um passo na articulação política para a aprovação do Projeto de Lei (PL) nº 3.661/2012, que moderniza a Radiologia e promove a tão esperada regulamentação da profissão de tecnólogo em Radiologia. O presidente Interventor Fabricio de Oliveira Silva e o Diretor Interventor Ewerton Artur Ferreira dos Santos se reuniram com o Deputado Federal Dr. Luizinho (PP), atual presidente da Comissão de Seguridade Social e família da Câmara dos Deputados, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Também da área da saúde, Dr. Luizinho ouviu atentamente a explanação dos representantes do Conselho que expuseram a relevância do Projeto de Lei para todo o setor da radiologia, modernizando a radiologia de uma forma ampla, atualizando a Lei 7.394/85 e reconhecendo de uma forma mais estruturada as profissões de técnico e tecnólogo em Radiologia. “Como médico ortopedista conheço bem a Radiologia. Certamente, esta é a especialidade mais próxima dos ortopedistas, atuando sempre em parceria. É legítima essa reinvindicação e justo em pleno ano de 2022 regulamentar a figura do Tecnólogo e determinar os diversos níveis de especialização da área”, afirmou o Deputado, que se comprometeu em ajudar, se possível, assumindo a relatoria do PL e abriu a possibilidade de um novo encontro, dessa vez, em Brasília e com os representantes do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER).

Para Fabricio de Oliveira, o encontro foi não só mais um passo para aprovação do Projeto, que tramita há 10 anos, mas uma vitória no que diz respeito ao entendimento sobre a importância dessa pauta, ou seja, segundo ele, essa proximidade com um parlamentar conhecedor da área da saúde traz um reforço ainda maior nessa caminhada que envolve conselheiros de todo o país em prol dessa conquista tão esperada. “Sinceramente saí muito otimista desse encontro. Acima de tudo, Dr. Luizinho é uma figura humana indescritível. Foi não só receptivo como abraçou de imediato a nossa causa”, disse o presidente interventor.

Ewerton Artur endossou as palavras de Fabricio. Segundo ele, o sentimento após a reunião foi de um passo determinante para se chegar ao desfecho que todos querem, que é a aprovação do projeto. “O Deputado entendeu que o objetivo é o bem coletivo, o bem de todos os profissionais da radiologia. A conversa foi esclarecedora e as palavras dele nos deu ainda mais a certeza de que estamos no caminho certo”.

O encontro foi viabilizado pelo Vereador carioca Felipe Michel (PP) que, ciente da sensibilidade do deputado com os temas da área da saúde, entendeu que seria possível discutir essa demanda, considerada por todos totalmente plausível. “O sinergismo foi notório. Luizinho tem visão 360º e sabe dos anseios das diversas categorias da área da saúde”, afirma o vereador, que também se disponibilizou a ajudar no que for preciso.

O Projeto de Lei

 O Projeto de Lei (PL) 3661/2012 tramita no Congresso há uma década e é visto pelo setor da Radiologia como um marco regulatório que o colocará compatível com os dias atuais, pois houveram evoluções e novos níveis que não estão devidamente regulamentados, ficando por baixo do guarda-chuva da Lei 7.394/85, que regulamenta outra profissão, a de Técnico em Radiologia. Naquela época, por exemplo, não havia o curso de graduação em Radiologia e tampouco técnicas radiológicas que surgiram conforma a evolução do setor. Se aprovado, além de modernizar a área, o projeto dará o reconhecimento de fato da profissão pelo Estado Brasileiro.

O presidente interventor Fabricio de Oliveira lembra que a Radiologia é uma área altamente tecnológica e que vem evoluindo com velocidade e não pode mais ficar com uma regulamentação limitada e retrograda. “A lei de 1985 foi um grande passo, porém já se passaram quase 40 anos. Obviamente, de lá pra cá muito se avançou, essencialmente pelo advento das novas tecnologias e especializações que foram exigidas para estes profissionais”, ressaltou Fabricio, concluindo que a nova lei certamente dará um caráter mais técnico-científico, elevando o nível de todos os profissionais da radiologia.

Compartilhe