CONSELHO REGIONAL DE TÉCNICOS EM RADIOLOGIA DO RIO DE JANEIRO

NOTÍCIAS

Notícias do CRTR4RJ

Educação e Tecnologia a serviço da saúde

TR. Fabiano Ladislau, presidente da CORED em palestra para estudantes

O Presidente da Coordenação Regional de Educação, TR. Fabiano Ladislau, ministrou uma palestra para as turmas do 4º e 5º anos do Colégio Imaculada Coração de Maria, no Méier. Representando o CRTRRJ, Fabiano atendeu ao convite para abordar com esse público, composto por crianças de 9 a 11 anos de idade, o tema “Tecnologia e Saúde – a importância da tecnologia no diagnóstico de doenças”.

De acordo com Ladislau, na ocasião foi abordada a história e a descoberta dos raios X, a evolução tecnológica dos equipamentos e exames, dos símbolos alertando sobre a presença de local com aparelhos que emitem radiação, além de explorarem o acidente de Goiânia, episódio emblemático no país envolvendo radiação. “Durante 17 anos de profissão nunca vivi algo assim. Muitos olhos interessados, mãos levantadas com perguntas e dúvidas. Busquei apresentar o conteúdo de uma forma lúdica com animações, desenhos e fotos de super heróis que tenham alguma relação com radiação nas suas histórias. Foi uma experiência única”, diz o presidente do CORED, acrescentando ter ficado impressionado como as crianças de hoje, devido a todo o acesso às tecnologias, estão muito mais interessadas, perspicazes, informadas e espertas.

Segundo ele, o CRTRRJ como órgão fiscalizador, através da sua Coordenação de Educação atua junto à sociedade para informar, educar e mostrar a valorização dos profissionais das técnicas radiológicas, assim como a sua importância na área do diagnóstico médico, nos tratamentos através da radioterapia e nas diversas áreas da radiologia industrial. “Sem querer ser clichê, as crianças são o futuro do nosso país. Por isso acho importante esse contato, explicando uma profissão para eles de forma didática e leve. Fico feliz em compartilhar essa experiência com todos”, conclui Ladislau, agradecendo a professora Daniele Cristina de Sousa da Silva Monteiro e a coordenadora pedagógica Magda Cristina Bastos do Nascimento, pelo convite e receptividade com as quais o receberam.

Compartilhe